EMPRESAS DO OESTE DO PARANÁ DEVEM SE ATENTAR PARA NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO
16/12/2019
As transformações de mercado, as mudanças nos padrões de consumo, evidenciam uma situação diferente para o sucesso das empresas. ‘Como seu concorrente vai tomar seu cliente’ foi o tema da palestra proferida pelo empresário cascavelense, Siro Canabarro, membro da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná, (Iguassu-IT), no TIC Nova Maringá.
Frente aos desafios, o questionamento norteador para a reflexão é o seguinte: quem é o concorrente da sua empresa? Para Siro Canabarro, o concorrente nem sempre é o empreendedor que trabalha no mesmo ramo de atividade, e sim, o mercado, o governo, a modernização. As empresas não estão extraindo as informações necessárias para manter o cliente.
Novo padrão
A mudança no padrão de consumo das pessoas é o principal foco. “O comércio passa por transformações e, os novos comportamentos e tendências exigem ter uma base de dados completa para atender, e oferecer, o que as pessoas buscam nos diferentes setores”, observa o palestrante.
A modernização da empresa deve ocorrer constantemente, porém, é necessário ter, cada vez mais, informações, conhecer e acompanhar a evolução, segundo Canabarro.
Serviços
O cientista chefe da IBM no Brasil, Fábio Gandour, em sua palestra na abertura do TIC Nova Maringá, ressaltou o crescimento do setor de serviços, porém, em muitas áreas, segundo Siro Canabarro, há a utilização das máquinas. Por esta ótica, a modernização da mão de obra também torna-se fundamental.
As tendências atuais também exigem constante preparação, interação e troca de informações, conforme o presidente da Iguassu-IT, Roberto Carpes, principalmente para as pequenas e médias empresas, uma forma de acompanhar o processo de transformação cada vez mais rápido.