NOSSAS
NOTÍCIAS
Iguassu Valley Santa Helena envolve mais de 600 pessoas no primeiro hackathon itinerante

Iguassu Valley Santa Helena envolve mais de 600 pessoas no primeiro hackathon itinerante

25/10/2022


Veja a matéria em vídeo

O movimento Iguassu Valley de Santa Helena realizou o primeiro hackathon itinerante. O projeto foi desenvolvido em conjunto com o Rotary Club. Conforme os organizadores, foram atendidos mais de 600 alunos e 30 professores do ensino médio com palestras e treinamentos, além de estudantes do ensino superior.
Houve a participação de diversas entidades como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), movimento Iguassu Valley Santa Helena, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), Rotary Club, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unicesumar Ead e Unipar.
As empresas patrocinadoras demandantes foram Escritório da Inteligência da Informação (ESCII) e a Evolusoft de Marechal Cândido Rondon.
O professor da UTFPR Euclides Peres Farias Júnior ressalta que no hackathon para o ensino médio não houve exigência de programação em tecnologia da informação (TI), e foi abordado o tema ‘empreendedorismo e inovação’, com três assuntos, comércio local, agronegócio e educação.
O empresário Nilmar dos Santos ressalta que o mais importante, além de desafios de empreendedorismo, é desperta a vontade de empreender, inovar e solucionar demandas da sociedade. “Diversas ideias originais e interessantes foram apresentadas”, ressalta.
O coordenador do movimento Iguassu Valley Santa Helena, Gilmar da Silva, frisa os pitches do hackathon e ressalta que o evento foi muito positivo.
O estudante Stênio Spohr, do curso de formação de docentes do Colégio Humberto de Alencar Castelo Branco, ressalta que a experiência foi muito interessante e proporcionou estímulo a ideias para o futuro.
O acadêmico do curso de Ciência da Computação da UTFPR, Matheus Bidarra, avalia que a participação foi um desafio devido à semana de provas na instituição. Bidarra e sua equipe conquistaram o primeiro lugar no hackathon. “O produto criado oferece inteligência artificial de análise e certificação de riscos, com possibilidade de comunicação e busca por ajuda de autoridades ou outras pessoas”, resume.
O professor Euclides Peres Farias Júnior ressalta a participação de diversas instituições e avalia positivamente o trabalho, com destaque para o troféu que percorrerá os municípios da região com o hackathon itinerante. “O mais importante é a apresentação do jovem ao seu potencial com a interação entre o nível médio e nível superior”, destaca. “Missão cumprida e este é nosso papel dentro do GT Iguassu Valley de Educação”, ressalta.
Hackathon
O hackathon consiste de uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.
O intuito é de, em um período curto de tempo criarem soluções inovadoras para algum problema específico.
Esse tipo de evento é importante para empresas, tanto quando elas são startups de base tecnológica, quanto tradicionais, em busca de inovação.
Ícone Whats
Ícone Email Rodapé executivo@iguassuit.com.br
Ícone Telefone Rodapé 45  99914-8960
Ícone Endereço Rodapé Avenida Rio Grande do Sul, 3199
Bairro Marechal, Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000