NOSSAS
NOTÍCIAS
REALIDADE VIRTUAL PODE LEVAR A EXPERIÊNCIAS EM CORPOS DIFERENTES

REALIDADE VIRTUAL PODE LEVAR A EXPERIÊNCIAS EM CORPOS DIFERENTES

16/12/2019

“Meu laboratório vem trabalhando por muitos anos sobre a influência de mudar o corpo de alguém em realidade virtual sobre suas atitudes, percepções, comportamento e cognição”, disse o autor da obra, Mel Slater da Universidade de Barcelona, à PsyPost. “Por exemplo, colocar pessoas brancas em um corpo virtual preto reduz seu viés racial implícito, enquanto colocar os adultos em um corpo infantil muda suas percepções e auto-identificação”.

“Aqui, queríamos ver quais eram os efeitos de estabelecer um forte sentimento de propriedade sobre um corpo virtual e, em seguida, expulsar as pessoas, simulando assim uma experiência fora do corpo. De acordo com a literatura, as experiências fora do corpo são tipicamente associadas a mudanças de atitudes em relação à morte, então queríamos ver se isso aconteceria com uma experiência virtual fora do corpo “.

O estudo, publicado na revista PLOS One , utilizou uma exibição de cabeça virtual de realidade virtual Oculus Rift para induzir experiências fora do corpo em 16 mulheres.

Os pesquisadores usaram uma simulação de realidade virtual para induzir o que é conhecido como “ilusão de propriedade do corpo inteiro”. Eles criaram a ilusão de que um corpo humano virtual na simulação era o próprio participante. Depois dessa ilusão se apoderou, a perspectiva do participante foi então transferida de primeira pessoa para terceira pessoa, fazendo parecer que sua percepção visual havia sido retirada do corpo.

Outras 16 mulheres, que foram usadas como grupo de controle, experimentaram uma simulação de realidade virtual semelhante, exceto que os pesquisadores não induziram uma experiência fora do corpo.

Após a simulação, os participantes que tiveram a experiência virtual fora do corpo tiveram níveis médios de medo da morte, em média, do que o grupo controle.

Slater disse a PsyPost que os resultados fornecem “evidências implícitas de que é possível separar a consciência do corpo, o que pode ter o impacto de mudar as atitudes em relação à morte”.

A pesquisa, no entanto, ainda está nas fases preliminares.

“Foi um único estudo, por isso precisa ser replicado”, disse Slater. “O estudo dependia apenas de um questionário, e seria interessante ver se havia efeitos a longo prazo sobre o relacionamento das pessoas com a morte”.

“Temos outro estudo mais sofisticado que foi concluído que, espero, seja publicado em alguns meses”, acrescentou.

O estudo, ” Uma experiência virtual fora do corpo reduz o medo da morte “, também foi co-autor de Pierre Bourdin, Itxaso Barberia e Ramon Oliva. Foi publicado em 9 de janeiro de 2017.

Matéria original no site http://www.psypost.org/2017/05/scientists-reduce-fear-death-using-virtual-reality-induce-body-experience-48894

Ícone Whats
Ícone Email Rodapé executivo@iguassuit.com.br
Ícone Telefone Rodapé 45  99914-8960
Ícone Endereço Rodapé Avenida Rio Grande do Sul, 3199
Bairro Marechal, Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000