Dúvidas? Entre em contato conosco.
45 9 9914-8960
Notícias
Assessoria | Postado em: 01/12 - 20:14
Iguassu-IT participa de reuniões para discutir incentivos ao setor de TI

Lei de Inovação esteve entre os principais destaques

Líderes de Arranjos Produtivos Locais (APLs), e representantes do comitê de Governança para o Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), se reuniram nesta quinta-feira (30), em Curitiba para alinhar algumas estratégias e objetivos para o ano de 2018. Entre os principais destaques esteve a conhecida Lei de Inovação, esperada com bastante ansiedade pelos líderes do setor.

Foram dois momentos distintos. Pela manhã o encontro entre os representantes de APLs serviu para definir pleitos que devem ser encabeçados no próximo ano, assim como, houve o início das tratativas relacionadas à promoção de eventos e busca de apoio em defesa das empresas e ambiente de TIC no Estado.

Com o intuito de ver os pleitos serem realizados a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), irá confeccionar um documento de intenções que será entregue aos candidatos em 2018, tanto àqueles que disputam vagas no executivo, quanto para o legislativo.

A realização de um dos maiores eventos do Brasil em Tecnologia da Informação e Comunicação, o Paraná TIC, datas e local foram definidos para o período de 1 a 3 de agosto, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), segundo o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy.

Câmara internacional

Uma mobilização internacional busca dar celeridade à efetivação da Câmara Latino Americana de Negócios, ação, liderada pela Assespro com o apoio do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), e Arranjos Produtivos Locais (APLs), do Estado.

A Iguassu-IT também apoia a solidificação de uma bancada digital de deputados, os quais devem se dedicar a implementar e apoiar a elaboração de leis de incentivo, tanto no Estado, quanto a nível Nacional, segundo o presidente da Associação Roberto Carpes e o vogal Edilson José Martins. “Esta ação está diretamente ligada a apresentação de demandas aos candidatos nas eleições do próximo ano”, frisa o secretário executivo da Iguassu-IT, Marcelo Weçolovis.  

Governança

A Governança de TIC se reuniu no período da tarde na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O encontro contou com a presença do secretário João Carlos Gomes e do deputado estadual Tiago Amaral. Em conjunto com outras entidades, caso da Assespro e Fundação Araucária, está sendo feita a revisão da Lei de Inovação.

Para agilizar ao processo, e abrir à participação dos entes interessados, há a possibilidade de sugestões serem inclusas no Projeto de Lei, o que deve ser feito até 15 de dezembro.  Um endereço de e-mail, crclegislativa@gmail.com, foi disponibilizado para receber as indicações dos empresários ligados ao setor. Os indicativos serão analisados por uma comissão que trabalhará diretamente ligada à confecção do projeto de lei.

Lei da Informática

Outra discussão está relacionada à Lei da Informática. A Organização Mundial do Comércio (OMC) barrou diversos incentivos previstos na legislação brasileira.  A medida foi tomada a partir de queixas do Japão e da União Europeia. A OMC deu 90 dias para o Brasil alterar a Lei e outros incentivos relacionados a semicondutores, TV Digital e inclusão digital, além do programa Inovar-Auto. Um recurso foi impetrado e aguarda-se decisão.

A interação, desenvolvimento de pesquisas, show de tecnologia e outras iniciativas voltadas, por exemplo, ao agronegócio com inter-relação à indústria, estiveram em pauta. A proposta é que haja união para a busca por soluções, suporte e atendimento às demandas do Estado e do país quanto à Tecnologia da Informação e Comunicação.  

 

Outras Notícias
Receba novidades do IGUASSU-IT
© Iguassu IT 2018 - Todos os direitos reservados.
45 9 9914-8960
executivo@iguassuit.com.br
Desenvolvido por