Prêmio e Desafio Inova Oeste premia iniciativas de inovação no Oeste do Paraná

Prêmio e Desafio Inova Oeste premia iniciativas de inovação no Oeste do Paraná

Empresas, órgãos públicos e instituições do Oeste do Paraná têm até 21 de outubro inscrever projetos no Prêmio Inova Oeste e no Desafio Inova Oeste. A organização é o Sistema Regional de Inovação (SRI) e Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) com parceiros como Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai), Fundação Araucária, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional. O prêmio será conferido à três categorias, ‘Inovação em Produtos’, ‘Inovação em Processos’ e ‘Práticas Inovadoras Organizacionais’.

Podem participar do Prêmio Inova Oeste, médias, micro e pequenas empresas, startups, órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa da região Oeste do Paraná que tenham projetos de inovação.

Categorias

Na categoria ‘Inovação em Produtos’, estão compreendidas experiências que tenham contemplado a introdução de um produto novo no mercado ou a incorporação de melhoria significativa em produto existente, proporcionando valor ao cliente. Para ‘Práticas Inovadoras Organizacionais’ serão levadas em consideração experiências aplicadas que são atividades inovadoras, criativas e com resultados comprovados, como por exemplo, criação de áreas de inovação, formas de difusão do conhecimento e cultura em inovação, e outras práticas, por servidores públicos, professores e técnicos, tanto da rede pública quanto privada. A ‘Inovação em Processos’ avalia experiências que tenham apresentado a implementação de novos métodos, fluxos e soluções no contexto dos processos operacionais envolvidos na criação de valor para o cliente.

Os projetos vencedores receberão troféu e medalha, do primeiro ao terceiro lugar em cada categoria. Já os primeiros lugares de cada categoria serão premiados, também, com uma missão técnica a um centro de inovação, ainda a ser divulgado, segundo o consultor credenciado do Sebrae, Hugo Ribeiro.

Desafio

O Desafio Inova Oeste, promovido em paralelo ao Prêmio Inova Oeste, visa reconhecer ideias de projetos inovadores. Os melhores serão incentivados e cofinanciados em até R$100 mil com recursos não reembolsáveis. Neste edital, podem se inscrever instituições de ensino superior e científicas, tecnológicas e de inovação da região em parceria com empresas de qualquer parte do Brasil. Os projetos devem ser soluções tecnológicas comercializáveis para resolver problemas de um dos dois temas: Meio Ambiente ou Sanidade Agropecuária, segundo os organizadores.

Outras informações, caso de editais e fichas de inscrição, podem ser obtidas no site http://premioedesafio.oesteemdesenvolvimento.com.br/

ÚLTIMAS NOTICIAS