Profissionalização em vendas é alternativa para empresas da região Oeste crescerem

02/07/2018

A busca da região Oeste do Paraná para se manter na vanguarda e acompanhar as atualizações no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), também passa pelo processo de profissionalização na área comercial. Produzir qualidade, mas não conquistar mercado pode surtir efeitos negativos. Para tanto, o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), juntamente com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), realizaram o workshop “Perdendo Vendas Profissionalmente?, uma provocação aos empreendedores, com vista à busca por uma performance melhor de mercado.

Técnicas adequadas, modelos que estão dando certo e o conhecimento, fazem parte do conjunto de ingredientes para atingir os objetivos de vendas, aliados à qualidade do produto. A proposta é acessar um novo cenário com resultados mais satisfatórios.

O consultor e responsável por Marketing, Tecnologia e Inovação no AlfaCon, Jadson Siqueira, destaca que, as empresas acertam ‘muito bem’, ou erram e têm grandes problemas, quando não há a difusão da marca e alinhamento ao público alvo adequadamente. “O uso de dados para a orientação de marketing é uma das alternativas do posicionamento moderno de mercado”, observa Jadson Siqueira.

Valores

A doutora em Administração de Empresas, Aurea Puga Ribeiro, ressalta que as empresas precisam “sair da lógica do produto e entender os problemas que o cliente quer resolver”. Essa é a principal estratégia quando o objetivo é entregar produtos e serviços satisfatórios, conforme Aurea Ribeiro. “A estratégia é vender valores, ao invés de produtos”, resume.

A transformação nacional em tecnologia e a ascensão aos processos de negócios faz com que as metodologias de vendas sejam readequadas para acompanhar a transformação, o que vale para todos os setores, conforme o consultor Marco Antônio Tavares, que trabalhou na área comercial da IBM por mais de 20 anos.

O consultor do Sebrae para a área de tecnologia da informação e comunicação, Osvaldo Brotto, destaca que o objetivo foi atingido com o workshop, que teve a participação de 50 empresários e profissionais de vendas em TIC da região Oeste do Paraná.

Para o presidente da Iguassu-IT, Roberto Carpes, o treinamento atendeu as expectativas e com foco na relevância do conteúdo compartilhado pelos palestrantes.

Produto Sebrae

O trabalho de consultoria e foco no acompanhamento constante, em diferentes quesitos, metodologia apresentada por Fabio Sumiya e Marco Antônio Tavares, recebe aporte do Sebrae e, o serviço poderá ser contratado pelas empresas, preferencialmente as associadas à Iguassu-IT, por intermédio do Sebraetec.

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