2º Pig Data é lançado em Toledo

2º Pig Data é lançado em Toledo

Em evento que reuniu organizadores, parceiros e representantes de inúmeras instituições, foi lançado na noite de segunda-feira (30), o Pig Data 2019, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Em sua segunda edição, o Pig Data reunirá o ecossistema de inovação e tecnologia da informação de Toledo e região, nos dias 9, 10 e 11 de outubro. A realização é do Iguassu IT, Iguassu Valley Toledo, em parceria com o Biopark (Parque Científico e Tecnológico de Biociências), com apoio da Acit, Sicredi Progresso PR/SP, Sebrae e Prati Donaduzzi.

O Pig Data contará com cursos, painéis e palestras, desafio de robôs e de drone, festival de cosplay, além de hackathon. A abertura será na quarta-feira (09), às 19h, no Biopark. A proposta do evento é tornar-se uma convenção do ecossistema de inovação e reunir pessoas, empresas e organizações e formar um ambiente de aprendizagem e criação inovadora. A ideia é também colocar o segmento em evidência e mostrar à sociedade o potencial para gerar empregos e fomentar as empresas.

Durante o lançamento do Pig Data, o presidente do Iguassu IT e coordenador do Iguassu Valley Toledo, Márcio Pinheiro, relembrou que o evento foi criado em 2017, por meio do Núcleo Setorial de Inovação, com apoio das universidades instaladas no município, a partir de um problema comum, a dificuldade das empresas contratarem mão de obra qualificada e das universidades não conseguirem fechar turma na área de Tecnologia de Inovação.

“O evento tomou corpo e estamos trabalhando para fazer uma edição um pouco mais robusta, utilizando a estrutura do Biopark, que estará apoiando como parceiro. É um evento que está sendo construído por muitas pessoas, envolvendo inúmeras instituições e intenção é que se consolide como um dos principais eventos de tecnologia e inovação da nossa microrregião”, destaca Márcio.

Presente no lançamento, o consultor do Sebrae, Alan Debus, reafirmou a parceria na realização do evento. Segundo ele, o propósito do Pig Data vem ao encontro da missão do Sebrae de desenvolver as micro e pequenas empresas e fomentar a cultura empreendedora. “Tudo isso tem a ver com inovação, são ações estreitamente ligadas umas às outras. Acreditamos nas pessoas que fazem este trabalho de forma voluntária e coletiva, beneficiando a todos. Desejamos que o evento se consolide cada vez mais, que aproveite as vocações da região e que a cultura da inovação seja disseminada e aproveitada de forma mais efetiva possível”, afirma.

Desenvolvimento local e regional

O diretor do Negócios do Sicredi Progresso PR/SP, Alexandre Franco, igualmente reafirmou a parceira, destacando a importância do evento para o desenvolvimento local e regional. “Acreditamos na iniciativa desde a primeira edição e neste cenário de grandes mudanças, estar atento à inovação nos dá cada vez mais motivações para trabalhar e avançar. Nosso papel é acreditar no empreendedorismo e nas pessoas, fomentar e encorajá-las a realizarem eventos como este, que contribui para o crescimento das comunidades onde estamos inseridos”, ressaltou.

Ainda no evento de lançamento, o presidente da Acit, Marcos Destefeni, ressaltou a importância da integração do ecossistema de tecnologia e inovação, por meio da constituição do Iguassu Valley Toledo, e a iniciativa de coordenar a realização do Pig Data. “Essas iniciativas possibilitam o crescimento, acompanhando as grandes mudanças tecnológicas que estamos vivenciando. Para a entidade, é de grande importância apoiar esse movimento, pois a causa é nobre e com certeza, teremos desdobramentos importantes para a sociedade e os negócios”, enfatiza.

O vereador Albino Corazza falou em nome da Câmara Municipal. Ex-presidente da Acit, ex-prefeito de Toledo e ex-deputado estadual, ele lembrou das iniciativas inovadoras ocorridas na década de 1980, que impulsionaram o desenvolvimento do município de Toledo e parabenizou pela realização do Pig Data.

Parceiros e apoiadores

Também são parceiros e apoiadores do Pig Data: Agência Tângelo, Appetit Delivery, Oestline, Telecom, GH Filmes, Trade Technologiy, com promoção da RPC TV.

A participação no evento é gratuita. Para participar do Hackathon é necessário fazer inscrição no site. Toda a programação está disponível no site www.pigdata.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa Acit
Fotos: Assessoria de Imprensa Acit 

ÚLTIMAS NOTICIAS