Ambiente de TIC no Oeste deve ser fortalecido com realização do Show Rural Digital

Ambiente de TIC no Oeste deve ser fortalecido com realização do Show Rural Digital

O ambiente de tecnologia da informação e comunicação (TIC), terá espaço este ano na 31ª edição do Show Rural, que ocorre de 4 a 8 de fevereiro em Cascavel. Conforme os organizadores, aproximadamente cem empresas de tecnologia e inovação vão participar do Show Rural Digital. Serão 2,8 mil metros quadrados ocupados por empresas como Microsoft, HP, Cisco, Totvs, Itaipu, Coca-Cola, Sebrae e algumas que fazem parte da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), caso da Constel, Copyvic, Maxicon e Datacoper.

Diversos parceiros da Iguassu-IT também estarão no evento, uma forma de fortalecer o ecossistema de de TIC na região Oeste do Paraná, segundo o presidente da entidade, Roberto Carpes. “A iniciativa de ter um espaço específico, como o Show Rural Digital, é importante para fomentar o setor”, frisa.

As empresas mostrarão projetos de inovação e tecnologias para uma das cadeias produtivas que mais crescem e promovem transformações no Brasil e no mundo, segundo o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto. “O público que nos visita encontrará muita inovação. Teremos 10 equipes que participarão da arena hackathon. O vencedor terá como prêmio uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos”, ressalta.

Profissionais de TIC, startups, empresários, investidores, estudantes de cursos ligados à tecnologia e à agropecuária estão entre os públicos esperados. “Temos com empresas nacionais, internacionais e startups”, afirma Neto.

Programação

Conforme publicação do evento, além de estandes de expositores, o Show Rural Digital contará com arena hackathon, vila startup e auditório para palestras e apresentações. A Ocepar fará durante o evento o Fórum de Profissionais de TI 2019, que contará com a presença de grandes nomes e personalidades da área da inovação. Entre eles o presidente da HPE (Hewlett Packard Enterprise) Brasil, Ricardo Brognoli; o country manager da Aruba no Brasil, Eduardo Gonçalves, e o CEO e fundador da Totvs, Laércio José de Lucena Cosentino. Pelos associados à Iguassu-IT, um dos palestrantes será Vicente Ribeiro, da Constel Tecnologia.

Oeste

O estímulo à inovação é um fator importante para a região, conforme os diretores da Iguassu-IT, que representa o setor no Oeste do Paraná. “O mundo evolui, estamos em uma região com grande potencial e precisamos nos atentar para estar na vanguarda”, destaca Roberto Carpes.

A Iguassu-IT tem como parceiros diretos o Sebrae, Sistema Regional de Inovação (SRI), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), e fomenta a interação maior com núcleos e universidade, além de outras entidades que possam fortalecer o setor.

ÚLTIMAS NOTICIAS