Associação em Tecnologia da Informação do Oeste inicia planejamento estratégico para 2019

Associação em Tecnologia da Informação do Oeste inicia planejamento estratégico para 2019

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), iniciou nesta quarta-feira (16), seu planejamento estratégico para o ano de 2019. Pilares como, missão, visão e valores estão sendo definidos, além das ações e encaminhamentos para o ano. A abertura dos trabalhos se deu com a apresentação dos parceiros da Iguassu-IT, representados pelo Sistema Regional de Inovação (SRI), Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR).

Dentre os objetivos para este ano está a união de esforços em prol do ecossistema de tecnologia da informação e comunicação do Oeste do Paraná, segundo o presidente  da Iguassu-IT, Roberto Carpes. “Precisamos unir esforços e nos conectarmos para tornar a região um polo de inovação no setor”, ressalta.

Conexão regional

O chefe regional do Sebrae, Augusto Stein, frisa que o desafio é alinhar as pautas com outras instituições, caso do SRI, Iguassu Valey e demais entidades. “A conexão com a região, que pode ser feito pela Iguassu-IT, SRI, por exemplo, são muito importantes. O ano pode ser de desafios e por isso precisamos estar conectados”, salienta. O consultor do Sebrae para a área de tecnologia da informação e comunicação, Osvaldo Brotto, observa que o grupo precisa ter um ambiente colaborativo e de troca de informações e conhecimento.

Alan Debus, que trabalha com o SRI destacou a importância da participação em missões técnicas, projetos de centros de inovação e conexão entre os ativos de inovação da região. Siro Canabarro representou a Assespro, com abordagem à história, trajetória e ações no Estado.

Amadurecimento empresarial

Para uma das associadas, do município de Toledo, Anaide Holzbac, a participação e convivência por intermédio da associação é um fomento ao amadurecimento das empresas. “Temos um trabalho importante de integração com o ecossistema, para a evolução do setor na região Oeste do Paraná”, menciona o empresário Leandro Scalabrin, de Medianeira.

Gerson Froehner, de Marechal Cândido Rondon, destaca que, participar do processo associativo agregou muito, inclusive à vida pessoal, com entendimento geral do contexto empresarial, opinião compartilhada pela empresária palotinense Diana Spohn.

O vice-presidente da Iguassu-IT, William Merlotto observa que, com as discussões foi possível uma “visualização” do mercado, no passado e presente, com perspectivas de futuro.

Futuro

Diretor consultivo, o empresário Nérisson Leonhart, de Medianeira, diz que, “uma das coisas mais importantes na Iguassu-IT é a relação com as pessoas do mesmo setor e as capacitações que foram proporcionadas. “O desafio é saber para onde ir”, frisa.

O consultor Jaime Tezza conduziu o trabalho de planejamento estratégico, que será desenvolvido em três partes, a princípio. O próximo encontro da Iguassu-IT está agendado para quarta-feira (23), novamente no Sebrae em Cascavel. “O planejamento é um processo contínuo e depende da participação dos empresários”, destaca.

ÚLTIMAS NOTICIAS